Lançamento do Site MarBIS

O MarBIS, que até ao ano de 2018 esteve à guarda da EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental), volta a ter um espaço na Internet. Este Programa Governamental agora à guarda do IPMA, apresenta-se com uma imagem renovada no site https://marbis.ipma.pt. O MarBIS recolhe, trata e dissemina a informação da biodiversidade marinha de Portugal que, de forma articulada com a comunidade científica nacional e internacional, pretende responder a um dos mais importantes desafios societais dos nossos tempos: o conhecimento e a preservação do potencial genético marinho.

Campanha Oceanográfica para recolha de sedimentos

Entre 18 e 23 de março de 2021, decorreu a campanha oceanográfica dos projetos TAGUSGAS (FCT) e CSS (MAR2020) e do Programa MARBIS com o objetivo de proceder a amostragem vertical de sedimentos, e decorreu a bordo do NRP Almirante Gago Coutinho. Nesta campanha participou a Divisão de Geologia Marinha e Georrecursos e a Divisão de Oceanografia e Ambiente Marinho do IPMA e também a Universidade de Évora. Os principais objetivos desta campanha de amostragem de colunas (ou “cores”) de sedimentos marinhos estão associados aos objetivos dos dois projetos: Projeto TAGUSGAS: estudo da origem, natureza e distribuição de gás hospedado Ler mais…

Campanha MarBIS 2020

A campanha de investigação MarBIS2020, coordenada pelo IPMA, decorreu entre 14 e 24 de setembro DE 2020 no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha e áreas adjacentes, a bordo do Navio de Investigação (NI) Diplodus. A campanha contou com a presença de uma equipa multidisciplinar, composta por 12 investigadores e técnicos procedentes de diversos laboratórios de investigação do IPMA e de outras instituições nacionais. No âmbito do programa MarBIS, foram realizadas sondagens com recurso a multifeixe (batimetria e backscatter) e recolhidas amostras de sedimento para avaliação das comunidades de meiofauna e macrofauna bentónica. Adicionalmente, foram recolhidas amostras de sedimentos para análise Ler mais…